sábado, 12 de março de 2011

Copiando do meu Blog no Portal do Voluntário

  • Feira de Trocas Solidárias  (Editar | Apagar)


    Trocamos livros, roupas, plantas

    Troca de produtos orgânicos

    Todo mundo trocando…

    Eu sendo entrevistada pela Tv local
    Ao conhecer um pouco sobre “Economia Solidária”, uma das atividades me chamou muito a atenção: A Feira de Trocas Solidárias. É importante ter a noção da palavra “Solidária” pois você não deve ir a Feira na intenção de “se dar bem”… deve levar objetos que não usa mais (porém em bom estado) e trocar por outros objetos que lhe possam ser úteis mesmo que estes não tenham o mesmo valor econômico que os que você levou.
    Outra ação interessante na mesma Feira é a “Troca de Saberes” onde você oferece, por exemplo, aulas de Inglês e pede aulas de Pintura em Tecidos. Ou você se oferece para dar aulas de reforço de matemática e pede aulas de violão; e por aí vai…
    Uma outra idéia muito boa para se oferecer na Feira é a “Troca de Serviços” que se dá da seguinte maneira: você oferece seus serviços de bombeiro hidráulico e solicita um serviço de jardineiro; ou, você se oferece para fazer faxina e solicita uma pessoa para fazer sua calçada. É tão interessante que uma comunidade resolveu fazer um mini guia com cerca de cem pessoas cadastradas e seus respectivos telefones para trocas de serviços entre eles.
    Ao tomar conhecimento de tudo isso resolvi visitar algumas feiras aqui no Rio e tive a idéia de montar uma. Corri atrás de patrocínios e consegui organizar uma Feira. Basicamente precisei de um espaço coberto, mesas e cadeiras, divulgação (cartazes, carro de som, espaço no jornal local e muito boca-a-boca). Além da Feira quis também mostrar um pouco da cultura local então convidei grupos de música, teatro, dança. etc, que se apresentaram ao longo do dia juntamente com a Feira.
    O que levar para trocar na Feira? Livros, apostilas, revistas, cd’s, dvd’s, roupas, calçados, brinquedos, bolsas, mochilas, artigos de decoração, esportivos, de utilidade doméstica, ferramentas, plantas frutíferas e e ornamentais, artesanato, doces em compota, frutas, legumes e verduras (em especial para regiões rurais) e tudo o mais que a sua imaginação criar!
    Descrevo com alegria e saudade da minha primeira Feira de Trocas; infelizmente essa foi a única (até agora) mas pretendo em breve voltar a organizar pois as pessoas adoraram a iniciativa.
    Espero contribuir com vocês para que também tenham essa iniciativa em suas cidades. Existem vários tipos de feiras e vocês podem pesquisar bastante na internet. Se for feito para um grupo específico fica ainda mais fácil; por exemplo: uma igreja ou um condomínio ou uma escola… Eu fiz aberto a toda população. Vocês podem fazer Feiras só de troca de livros, ou só de dvd’s ou de qualquer objeto; eu fiz de tudo…
    Enfim, as opções são muitas e todos só tem a ganhar. Desde que se tenha em mente que a Feira é SOLIDÁRIA! Lembrem-se sempre disto. Ah, e não se esqueçam da única coisa que NÃO PODE entrar na Feira: DINHEIRO!
    Seguem algumas fotos da 1ª Feira Solidária de Tanguá/Rj
    Abraços e até a próxima.
    Postado 29 minutos atrás por Rosemary Cruz Cerqueira | Permalink | 0 comentários
  • Doação de sangue  (Editar | Apagar)

    Olá pessoal,
    Estive hoje no Hemonúcleo de Rio Bonito para doar sangue para as vítimas da região serrana do Rio. Registrei o momento na foto em anexo .
    Já fiz isso várias outras vezes em outros hemocentros mas hoje foi diferente pois havia uma certa comoção no ar.
    Logo ao chegar avistei um conhecido e fui logo o cumprimentando com alegria pela sua presença no hemonúcleo mas parei estarrecida ao saber que ele perdeu dois tios e um primo na região de Itaipava.
    Os fatos são reais; as pessoas são reais.
    Poderia ser com qualquer um de nós ou nossos familiares.
    Por isso eu passo esta corrente… e espero que alguns de vocês se animem a também contribuir; se não com sangue mas com outros materiais não menos necessários à sobrevivência.
    Ah, e não esqueça de convidar os amigos!
    Abraços,
    Rosemary
    “Entre para a corrente sanguínea.
    Doe sange e convide alguem a doar"
    Postado 1 mês atrás por Rosemary Cruz Cerqueira | Permalink | 0 comentários
  • O que posso fazer para ajudar?  (Editar | Apagar)


    Em alguns momentos de nossas vidas temos uma vontade enorme de ajudar algumas pessoas e não sabemos nem como iniciar. Posso dizer que não é muito fácil porém não impossível. A foto que vocês estão vendo é de um cadeirante que nada o impede de se locomover por toda a cidade em que vive e inclusive “dirige” sua cadeira pelo acostamento de uma Rodovia Federal até o município vizinho e volta SOZINHO.
    Ao conhecê-lo fiquei impressionada com o estado de sua cadeira de rodas (olhem bem o estado da mesma) e iniciei uma campanha para ajudá-lo a construir uma cadeira nova. E consegui!
    Ficou muito parecida com a cadeira da foto porém nova e com mais conforto pois a cadeira velha já havia perdido o estofamento e estava muito desconfortável.
    Eu achei que tinha a foto da cadeira nova porém não encontrei em meus arquivos, vou continuar procurando e se achar vou postar para vocês. Mas o recado é esse: arregace as mangas e vá a luta para ajudar a quem precisa; faz um bem maior para quem faz do que para quem recebe! Com certeza.
    Abraços.

    Categorias:

    Postado 4 meses atrás por Rosemary Cruz Cerqueira | Permalink | 1 comentário
  • Voluntariado sempre  (Editar | Apagar)


    Sou casada, mãe de uma menina de 11 anos, estudante do 6º período de Serviço Social, assessora parlamentar (trabalho com pessoas carentes em meu município); enfim, devido ao acúmulo de funções tive que me afastar do trabalho que amo realizar no INTO. Ainda realizo alguns trabalhos esporádicos (sempre cortando cabelos) mais próximo a minha residência ( O INTO fica aproximadamente 100 km de onde resido). Mas a saudade é grande.
    Estou postando uma foto para junto de vocês matar um pouco a saudade deste trabalho maravilhoso que além de cortar os cabelos dos pacientes (que chegam a ficar internados por mais de 6 meses) levamos principalmente muito carinho e atenção.
    Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário